Criando um novo status de pedido

Por padrão sua loja possuirá alguns Status de pedidos, sendo os principais os status de novo pedido, pagamento confirmado, pedido enviado, cancelado e fechado (para casos de estorno).

Dessa forma, se você precisa de um novo status além dos existentes (Em fabricação, por exemplo), aprenda neste Tutorial como fazer!

  • Aprenda em

    4 passos

1

Acesse o gerenciador de Status

Neste Tutorial, criaremos o status “Em Fabricação”. Comece acessando o gerenciador de Status em:

  1. Sistema (engrenagem)
  2. Status de Pedidos
  3. No canto superior direito clique em “Criar Novo Status”
2

Preencha as informações do Status

  1. No campo “Código do Status” preencha com um código de referência para o novo Status, não deve conter letras maiúsculas nem caracteres especiais;
  2. Em “Rótulo do Status” insira o título do novo Status, neste Tutorial utilizamos o rótulo “Em Fabricação”
  3. Caso sua loja tenha mais de uma visão e deseja que o status seja diferente para cada uma, preencha o rótulo novamente em “Rótulos Específicos de Visão de Loja”. Se não tem mais de uma visão, deixe sem preenchimento
  4. Clique em “Salvar Status”
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Vincule o Status a uma Etapa

  1. Ainda no gerenciador de Status, clique em “Associar Status a Etapa” no canto superior direito
  2. Em “Status do Pedido” selecione o status criado
  3. Em “Etapa do Pedido” selecione a etapa que o status será vinculado, neste tutorial utilizaremos etapa Processando, pois o status “Em Fabricação” será utilizado após o pagamento confirmado que corresponde a etapa Processando.
  4. Em “Usar Status de Pedido como Padrão” deixe sem seleção
  5. Clique em “Salvar Associação de Status”

Informações sobre as etapas:

A etapa do pedido corresponde a fase em que o pedido se encontra, as principais etapas são:

new: Novo

processing: Processando (fatura criada)

complete: Completo (envio criado)

canceled: Cancelado

closed: Pedido fechado (memorando de crédito criado)

Dessa forma, ao criar um novo status é necessário vincular a uma etapa de pedido e deve ser definida de acordo com o momento que o status deverá ser utilizado.

A etapa de um pedido é definida de acordo com a criação de fatura, envio e memorando de crédito, isto é, se o pedido tem fatura, mas não tem envio nem memorando de crédito, sua etapa é Processando, se o pedido tem fatura e envio criados a etapa é Completo e assim por diante.

Assim, se seu novo status será utilizado após a confirmação do pagamento, porém, antes do envio, a etapa deverá ser Processando. Se seu novo status deve ser utilizado após o envio do pedido (Status de Entregue, por exemplo), então sua etapa deverá ser Completo.

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Status criado!

Seu status foi criado!

Agora, sempre que o pedido estiver na etapa Processando, isto é, com a fatura criada, o status Em Fabricação será exibido como opção.

 


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