Criando um novo status de pedido
Por padrão sua loja possuirá alguns Status de pedidos, sendo os principais os status de novo pedido, pagamento confirmado, pedido enviado, cancelado e fechado (para casos de estorno). Dessa forma, se você precisa de um novo status além dos existentes (Em fabricação, por exemplo), aprenda neste Tutorial como fazer.
Neste Tutorial, criaremos o status “Em Fabricação”. Comece acessando o gerenciador de Status em:
- Sistema (engrenagem)
- Status de Pedidos
- No canto superior direito clique em “Criar Novo Status”

Acesse o gerenciador de Status.
- 2
Preencha as informações do Status
- No campo “Código do Status” preencha com um código de referência para o novo Status, não deve conter letras maiúsculas nem caracteres especiais;
- Em “Rótulo do Status” insira o título do novo Status, neste Tutorial utilizamos o rótulo “Em Fabricação”
- Caso sua loja tenha mais de uma visão e deseja que o status seja diferente para cada uma, preencha o rótulo novamente em “Rótulos Específicos de Visão de Loja”. Se não tem mais de uma visão, deixe sem preenchimento
- Clique em “Salvar Status”
- 3
Vincule o Status a uma Etapa
- Ainda no gerenciador de Status, clique em “Associar Status a Etapa” no canto superior direito
- Em “Status do Pedido” selecione o status criado
- Em “Etapa do Pedido” selecione a etapa que o status será vinculado, neste tutorial utilizaremos etapa Processando, pois o status “Em Fabricação” será utilizado após o pagamento confirmado que corresponde a etapa Processando.
- Em “Usar Status de Pedido como Padrão” deixe sem seleção
- Clique em “Salvar Associação de Status”
Informações sobre as etapas:
A etapa do pedido corresponde a fase em que o pedido se encontra, as principais etapas são:
new: Novo
processing: Processando (fatura criada)
complete: Completo (envio criado)
canceled: Cancelado
closed: Pedido fechado (memorando de crédito criado)
Dessa forma, ao criar um novo status é necessário vincular a uma etapa de pedido e deve ser definida de acordo com o momento que o status deverá ser utilizado.
A etapa de um pedido é definida de acordo com a criação de fatura, envio e memorando de crédito, isto é, se o pedido tem fatura, mas não tem envio nem memorando de crédito, sua etapa é Processando, se o pedido tem fatura e envio criados a etapa é Completo e assim por diante.
Assim, se seu novo status será utilizado após a confirmação do pagamento, porém, antes do envio, a etapa deverá ser Processando. Se seu novo status deve ser utilizado após o envio do pedido (Status de Entregue, por exemplo), então sua etapa deverá ser Completo.
- 4
Status criado!
Seu status foi criado.
Agora, sempre que o pedido estiver na etapa Processando, isto é, com a fatura criada, o status Em Fabricação será exibido como opção.
-
Ainda tem dúvidas? Sem problema. Nosso time de suporte te ajuda.
-
Abra um chamado:
A equipe de atendimento da Biz está a posta para te atender, crie um ticket ou envie um e-mail.
Criar Tickete-mail: [email protected]
-
Se preferir faça uma ligação: