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      BizCommerce

      Preparando o e-commerce para o dia das mães

      26 de abril de 2022 - 17:41

      O dia das mães é uma das principais datas para o varejo no mundo todo. Empresas de diversos segmentos fazem grandes campanhas publicitárias a fim de alavancar as vendas ainda no primeiro semestre.

      No Brasil também não é diferente. A tradição aqui é valorizar àquelas mulheres que nos deram a luz e que cuidam de nós diariamente através das confraternizações em família e presentes.

       

      Imagem: Freepik

      Embora a tradição de confraternizar e presentear seja antiga, o perfil das mães mudou e vem mudando cada vez mais. Os presentes como panelas e guardanapos saíram de cena e deram lugar aos presentes modernos, itens tecnológicos, maquiagens, acessórios etc.

      Para alcançar o público de pessoas que presenteiam suas mães, as lojas virtuais estão investindo em campanhas, estratégias e recursos para converter mais vendas, gerar novas oportunidades e negócios, além de criar laços mais próximos e duradouros com os consumidores.

      Neste post, você verá algumas dicas e insights que não podem ficar de fora do seu planejamento para as vendas do dia das mães.

      Comportamentos e tendências de consumo em tempos modernos

      De acordo com relatório da Neotrust, o comércio eletrônico faturou R$6,4 bilhões no dia das mães de 2021, isso representa um aumento de 14% se comparado ao ano anterior.

      Além disso, o relatório também revelou o ranking das categorias que foram destaque no faturamento em relação a 2020, são elas:

      1. Telefonia com aumento de 21%
      2. Eletrodomésticos e ventilação com aumento de 31% 
      3. Entretenimento com aumento de 15% 
      4. Informática e câmeras com aumento de 32% 
      5. Moda e Acessórios com aumento de 11%

      Os comportamentos de consumo mudaram. As mulheres e mães não querem mais ficar dentro de casa, agora elas trabalham fora, exercem cargos de alto escalão e estão ocupando diversos espaços.

      Tais mudanças nos comportamentos tudo tem a ver com a crescente nas categorias de tecnologia, uma vez que o perfil das mães também mudou. Aquela “mãe do lar” saiu de cena e deu lugar às “mães de verdade” ou “maternidade real”. 

       

      Imagem: Think with Google

       

      Presentear as mães com panelas e utensílios domésticos tornou-se ultrapassado, as “mães de verdade” agora preferem presentes de uso pessoal, como roupas, acessórios, sapatos, celulares, perfumes etc.

      De acordo com estudo do Think with Google, antes de serem mães, elas são mulheres e querem se sentir representadas nos comerciais e propagandas. É hora de deixar aquela figura da mãe que passa o dia na cozinha de lado e diversificar na publicidade e nos presentes.

       

      Imagem: Freepik

       

      Uma pesquisa realizada pela CNDL/SPC aponta que o Dia das Mães deve movimentar R$28 bilhões no varejo. O estudo indica ainda que roupas, calçados e acessórios serão os campeões de venda e que 44% das pessoas têm intenção de comprar pela internet.

      O momento é oportuno para muitas lojas físicas e virtuais entrarem no jogo e impulsionarem suas vendas nesta data. O mercado é grande e competitivo, mas a busca por produtos de qualidade, bons preços e desconto também é grande e ainda há espaço para muitas marcas. 

      Veja a seguir algumas dicas valiosas para sua operação do Dia das Mães.

      Definindo a oferta

      O planejamento é fundamental para qualquer campanha ou ação de vendas, principalmente em campanhas sazonais (datas comemorativas), onde os acessos e vendas tendem a aumentar.

      O primeiro passo para o sucesso da campanha é definir a oferta que será veiculada aos consumidores. Sua loja vai oferecer descontos especiais? Terá frete grátis? Haverá lançamento de algum produto específico? Terá uma categoria específica para a data?

      Use os relatórios e faça uma análise dos seus clientes e o que eles compram na sua loja. O ticket médio e as regiões destaque de vendas podem ser uma excelente referência para oferecer frete grátis a partir de um determinado valor. 

      Lembre-se de fazer uma análise do perfil dos seus clientes para definir melhor quais serão os benefícios e vantagens oferecidos. Criar kits e combos, dar brindes e o famoso “Compre Junto” são excelentes vantagens que os clientes adoram.

      Preparando a loja

      Agora que você já definiu a oferta, é hora de preparar a loja para receber os acessos dos visitantes e clientes. Preparar o e-commerce com antecedência diminui os riscos de prejuízo e ajuda a garantir que o usuário tenha uma boa experiência de navegação e compra com a sua marca.

      Uma das etapas mais importantes é o controle de estoque. Você deve avaliar para definir se será necessário repor estoque ou se você vai aproveitar para dar saída em itens que estão parados há algum tempo.

      Além do estoque, veremos a seguir outros detalhes que você pode aplicar no seu e-commerce.

      • Layout

      Seja no ambiente físico ou virtual, as lojas aproveitam as datas sazonais para “enfeitar” os ambientes de acordo com o tema. Agora é a hora de colocar a criatividade em ação e deixar tudo muito bem decorado para receber as visitas.

      Use e abuse de banners temáticos. Você pode criar um carrossel de banners e fazer com que eles fiquem alternando entre si. Conte com o apoio de um designer para a criação dos banners, assim eles ficarão mais profissionais e agregarão valor ao seu ambiente virtual.

      Você também pode incluir selos e ícones especiais para esta data, além de mudar as cores, imagens e até descrição dos produtos, criar categorias especiais deixando tudo mais afetivo e temático para o Dia das Mães.

      • Volume de acessos

      Para o sucesso da campanha, é necessário certificar-se de que a loja virtual tenha capacidade para receber todos os acessos de visitantes e clientes. Você sabe a quantidade de acessos que a sua loja permite?

      Um site com alto volume de acessos, mas sem capacidade para receber as visitas, vai causar problemas. Isso porque o site pode ficar lento ou até mesmo sair fora do ar, impactando diretamente na experiência do usuário que tende a desistir da compra e sair do site.

      • Meio de Pagamento

      Cartão de crédito ou débito, boleto bancário e Pix são as principais formas de pagamento online. Mas, apesar da ascensão do Pix e carteiras digitais, as formas de pagamento mais comuns ainda são cartão de crédito e boleto.

      Uma pesquisa realizada pela CNDL/SPC aponta que a forma de pagamento que será mais utilizada no dia das mães de 2022 será o cartão de crédito para compras parceladas, seguido de pagamento à vista ou Pix com aumento de 10% em relação a 2021.

      Avalie se a sua loja virtual oferece diversidade nos meios de pagamento, uma vez que grande parte dos abandonos de carrinho deve-se a falta de variedade na forma de pagamento.

       

      Imagem: Freepik

       

      • Embalagens

      Outro ponto muito importante para criar um engajamento e garantir uma divulgação gratuita são as embalagens que os consumidores recebem seus pedidos. 

      O dia das mães é uma data afetiva e que requer sensibilidade. Portanto, que tal inovar nas embalagens e proporcionar uma unboxing experience incrível para os consumidores da sua marca? 

      Ao abrir a embalagem, o cliente se depara com uma embalagem customizada ou uma mensagem fofinha que foi escrita especialmente para ela. Isso é unboxing experience! 

      Invista em embalagens criativas, mensagens especiais, adicione um mimo, amostra grátis de algum produto ou até mesmo um cupom de desconto para a próxima compra.

      Dessa forma, o consumidor recebe um incentivo para comprar mais vezes na sua loja.

       

      Imagem: Freepik

      Bônus: Estratégias de marketing

      São muitas as estratégias de marketing que um e-commerce pode colocar em prática durante o período de campanhas.

      Desde mídia paga até a contratação de influenciadores digitais, cada segmento de negócio deve planejar e definir a estratégia que mais faça sentido para o seu negócio.

      Para intensificar o tráfego orgânico do site invista em marketing de conteúdo com conteúdos relevantes para a sua audiência. Você pode publicar blogposts, vídeos sobre produtos, lives, planejamento SEO entre outros conteúdos que ajudem seus clientes na decisão de compra.

      Invista em tráfego pago com um profissional de mídia paga para criar suas campanhas no Facebook, Google, YouTube e demais plataformas. Dessa forma, você mostra seu produto para as pessoas certas no local certo e na hora certa.

      Outra estratégia muito legal e que gera muitas recuperações de carrinho abandonado é o disparo de e-mail marketing. Há diversas plataformas específicas para segmentar públicos, criar e disparar e-mail marketing para os visitantes e clientes da loja, como a RD Station, por exemplo.

      Dia das mães (e outras datas) na plataforma Biz

      Para colocar em prática tudo o que falamos até aqui na sua loja virtual, existe uma coisa indispensável: uma boa plataforma de e-commerce que atenda às necessidades do seu negócio.

      Talvez você ainda não saiba, mas nós – BizCommerce – somos uma plataforma de e-commerce com todos os recursos necessários para todas as suas campanhas de vendas online. Seja no Dia das Mães, na Black Friday ou qualquer outra data sazonal, a nossa plataforma é ideal para lojistas de todos os segmentos.

      Com desenvolvimento Magento 2, as lojas virtuais que desenvolvemos são totalmente customizáveis. O que isso significa? Significa que desenvolvemos a loja do seu jeito, pois o layout de interface é feito sob medida para o seu negócio.

      Nossa plataforma oferece integração com diversas ferramentas externas como meios de pagamento, sistemas de frete e envio, hubs de marketplaces e muito mais! 

      Aqui na Biz, você encontrará como ferramenta nativa da plataforma, recursos como Compre Junto, Brinde, Ícones e Selos entre diversas outras funcionalidades que irão ajudar o seu e-commerce a alcançar um novo patamar!

      Veja aqui as integrações que são indispensáveis para e-commerce.

       

      Esperamos que essas dicas possam ajudar você a planejar sua próxima campanha e vender muito! Lembre-se que, mesmo que não haja uma data comemorativa que faça sentido para o seu negócio, sempre há uma oportunidade de criar novos negócios. 

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