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Etapas vs Status

Entenda como funcionam os status e etapas da plataforma!

  • Aprenda em

    5 passos

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Introdução

O Magento utiliza etapas e status no fluxo de atualização de pedidos. As etapas são fixas (padrões do sistema) e não podem ser alteradas, já os status podem ser manipulados conforme a necessidade da sua loja virtual.

Cada status deverá ser vinculado a uma etapa de pedido, de acordo com sua finalidade.

Veja nos próximos passos o significado e a diferença entre etapas e status para configurar o fluxo de pedido corretamente em sua loja virtual!

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Etapas

A etapa representa a fase em que o pedido se encontra e não fica visível na interface do painel ou para o cliente final, é utilizada apenas internamente, no entendimento do sistema.

O Magento trabalha com 8 (oito) etapas padrões, sendo:

  • New (new): Etapa de novo pedido, sempre que um pedido entrar no painel estará na etapa New. Nesta fase, o pagamento ainda não foi realizado. O rótulo do status padrão dessa etapa é comumente utilizado como “Pendente”;
  • Pending Payment (pending_payment): Alguns métodos de pagamento utilizam essa etapa para pagamento pendente, o pedido passa de new para pending_payment. Nesta fase, o pagamento também não foi realizado;
  • Processing (processing): Etapa utilizada quando o pedido tem o pagamento confirmado e a fatura é criada. O rótulo do status padrão dessa etapa é comumente utilizado como “Pagamento Confirmado”;
  • Complete (complete): Esta fase é utilizada quando o pedido já foi pago e teve o envio criado, desse modo, você poderá incluir o número de rastreio para que seu consumidor receba a informação. O rótulo do status padrão dessa etapa é comumente utilizado como “Pedido Enviado” ou “Completo”;
  • Closed (closed): O pedido fica com a etapa closed quando um memorando de crédito é criado, isto é, se o pedido foi faturado, porém, posteriormente cancelado/devolvido/estornado, então o memorando de crédito deve ser criado e a etapa fica closed. 
  • Canceled (canceled): Pedidos cancelados antes do pagamento, passam para a etapa canceled;
  • On Hold (holded): Pedidos que devem ser pausados (congelados) por algum motivo interno, devem ser atribuídos a esta etapa;
  • Payment Review (payment_review): Esta etapa representa que o pagamento do pedido está sendo revisado pelo intermediador de pagamento.
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Status

O status corresponde ao estado do seu fluxo que o pedido se encontra. Cada status deverá ser vinculado a uma etapa, de acordo com o momento em que será utilizado no pedido.

Cada etapa possuirá um único status padrão, desse modo, sempre que etapa for alterada, este status será utilizado.

Exemplos:

  • New (new): Se o status padrão dessa etapa for “Pendente”, então todos os novos pedidos entrarão com esse status;
  • Processing (processing): Se o status padrão dessa etapa for “Pagamento Confirmado”, então sempre que a fatura do pedido for criada a venda será atualizada com esse status;
  • Complete (complete): Se o status padrão dessa etapa for “Pedido Enviado”, então sempre que o envio do pedido for criado, a venda será atualizada com esse status;
  • Closed (closed): Se o status padrão dessa etapa for “Fechado”, então sempre que um memorando de crédito for criado, o pedido será atualizado com esse status;
  • Canceled (canceled): Se o status padrão dessa etapa for “Cancelado”, então sempre que o pedido for cancelado, será atualizado com esse status.

Além dos status padrões você poderá criar novos status para suas vendas, exemplos:

  1. Se seu tipo de produto possui alguma personalização e é produzido de acordo com a compra, então você poderá criar um status “Em Produção” para ser utilizado após o pagamento. Assim, este status deverá ser vinculado a etapa processing, pois será utilizado após o pagamento e antes do envio (Etapa complete).
  2. Se você deseja atualizar as vendas para “Entregue” sempre que o pedido chegar ao cliente, então você poderá criar esse status e vincular na etapa complete, pois será utilizado após a criação do envio.
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Alterar Status

Para mudar o status de um pedido é necessário que o novo status esteja vinculado a mesma etapa do estado atual ou que a etapa do pedido seja alterada. 

Exemplo:

Utilizando como exemplo o fluxo padrão de um pedido entregue, veja como deverá ser o comportamento das atualizações:

Fluxo: New >> Processing >> Complete

  • New: Só pode ter o status alterado para outros da mesma etapa (new) ou mudar para a próxima etapa (criação de fatura, etapa processing). 
  • Processing: Só pode ter o status alterado para outros da mesma etapa ou mudar para a próxima etapa (criação do envio, etapa complete). 
  • Complete: Só pode ter o status alterado para outros da mesma etapa ou mudar para outra etapa.

Veja que mudar a etapa/status de new para complete é um processo impróprio, pois se opõe ao fluxo padrão do Magento. Desse modo, se você precisa fazer uma alteração no status do pedido que não corresponde ao ciclo correto, como por exemplo, mudar um pedido que está na etapa canceled para processing, será necessário criar um novo pedido para gerar a fatura e envio dessa venda.

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